Curso de Graduação de 1° Sargentos (CGS¹)


Olá, 2° Sargento! Seja muito bem-vindo(a) ao último curso aplicado pela Segunda Companhia Militar da Guarda Tática Militar!

GRUPOS DE TAREFAS


A Guarda Tática Militar possui 12 grupos de tarefas, sendo 2 companhias, 4 subcompanhias e 5 órgãos.


COMPANHIAS:

Primeira Companhia Militar: responsável por aplicar os cursos de Curso de Formação de Recrutas (CFRc), Curso de Formação de Soldados (CFSd) e o Curso de Formação de Cabos (CFCb);

Segunda Companhia Militar: responsável por aplicar os cursos de Curso de Graduação de 3° Sargentos (CGS³), Curso de Graduação de 2° Sargentos (CGS²) e o Curso de Graduação de 1° Sargentos (CGS¹).


SUBCOMPANHIAS:

Auditoria e Contabilidade (Aud. e Contab.): responsável por todas as auditorias e pela área contábil da instituição. São eles os responsáveis pela fiscalização nos pagamentos, conversão de pagamentos, auditorias de confiança e de gestões de todas as companhias e subcompanhias, pesquisas, etc.;

Administração e Fiscalização (Adm. e Fisc.): responsável por todos os requerimentos postados em nosso Fórum/System (promoções, punições, licenças, reformas, gratificações, etc.) e pelas listagens;

Centro Social (C. Social): esponsável por toda a parte social da instituição, tendo como funções: cuidar de todas as redes sociais, criação de artes (banners, vídeos, pod cast’s, etc), criação de eventos gerais, dentre outras;

Organizadores de Rondas (Org. Rondas): responsável pela aplicação de recrutamentos, rondas-gerais, rondas e cursos de apoio aos policiais;

Relações Públicas (Rel. Pub.): é responsável por todos os requerimentos postados em nosso fórum (reuniões, eventos, recrutamentos, rondas, divulgações, palestras, etc.) e pelas listagens desses requerimentos.


ÓRGÃOS:

Ministério Público (Min. Púb.): é a segunda instância jurídica da Guarda Tática Militar responsável por corrigir as más ações dos militares nos termos jurídicos da instituição;

Corregedoria Militar (COR): responsável pela aprovação de todos os projetos, leis e propostas gerais, corrigir as más ações dos policiais, fazer com que as leis sejam aplicadas, alterações dos documentos, conceder permissões, dentre outras prerrogativas;

Grupamento de Rondas Ostensivas Táticas Militares (ROTAM): atua diretamente na segurança física da Guarda Tática Militar, subordinada apenas ao Comando de Operações Táticas Especiais e ao Serviço Secreto, auxiliando-o na prevenção e identificação de ameaças à instituição;

Comando de Operações e Respostas Especiais (CORE): responsável por garantir a segurança e estar disposto à realização de quaisquer missões de apoio em prol à Guarda Tática Militar;

Serviço Secreto de Inteligência Militar (SS): é o órgão comandante de todo o Setor de Inteligência, sendo responsável por toda a segurança da instituição e seus policiais, por prezar que as leis sejam aplicadas a todos os militares, por realizar a manutenção investigações dos oficiais, dentre outras atividades internas.


Um policial só pode ter uma única companhia; mas pode ter quantas subcompanhias/órgãos desejar/puder ter. A partir de cabo, é permitido que o policial adentre em uma companhia ou subcompanhia; entretanto, apenas oficiais podem entrar em órgãos.


SANÇÕES E PUNIÇÕES


SANÇÕES:

Repreensão: é a sanção para pequenas (em reincidência e/ou agravantes internos e/ou externos) e médias infrações, delitos ou erros; são ações que causam danos a terceiros ou à instituição de forma direta ou indireta e mediana. Há registro. O acúmulo de três repreensões num período inferior a trinta (30) dias acarretará em um rebaixamento hierárquico.

Regresso: é a sanção para medianas e graves infrações, delitos ou erros; são ações que causam danos a terceiro ou à instituição de forma direta e/ou indireta e mediana-grave. Há registro e alteração em requisitos básicos. O regresso de Classe é uma sanção exclusiva para o corpo de oficiais portadores de alguma Classe.


PUNIÇÕES:

Advertência verbal: é o aviso de pequenas infrações e/ou erros cometidos; são ações que não causam danos a terceiros ou à instituição. Não há registro.

Apresentar armas: é a punição para pequenas infrações, delitos, erros em reincidência ou erros cometidos com agravantes internos e/ou externos; são ações que causam danos a terceiros ou à instituição de forma primitiva, pequena ou quase irrelevante. Não há registro.

Advertência escrita: é a punição para médias infrações, delitos ou erros; são ações que causam danos a terceiros ou à instituição de forma direta ou indireta e mediana ou mediana-grave. Há registro. A advertência escrita virá com o impedimento da promoção hierárquica de sete (7) dias e esta é exclusiva para o Corpo de Oficiais.

Rebaixamento hierárquico: é a punição para graves infrações, delitos ou erros; são ações que causam danos a terceiros ou à instituição de forma direta e grave. Há registro e alteração em requisitos básicos. O acúmulo de duas advertências escritas num período inferior a trinta (30) dias acarretará em um rebaixamento hierárquico.

Dispensa desonrosa: é a punição para graves infrações, delitos ou erros; são ações que causam danos a terceiros ou à instituição de forma direta e grave ou gravíssima. Há registro.

Exoneração: é a punição para extremas infrações, delitos ou erros; são ações que causam danos (e na maioria das vezes, irreversíveis) a terceiros ou à instituição de forma direta e/ou específica e gravíssima e inadmissível. Há registro.



À partir de agora, será cobrado que você adentre em uma companhia. Se você fizer parte de alguma subcompanhia, será de grande importância tanto para a polícia GTM quanto para o seu aprendizado e aperfeiçoamento militar.
Além disso, a ortografia é uma das características que mais chamam a atenção nos praças, portanto, sempre use as devidas pontuações, acentos gráficos, a primeira letra da frase em maiúsculo, etc.

Se você tiver quaisquer dúvidas, não hesite em perguntar a um superior hierárquico. A sua próxima patente já faz parte da divisão hierárquica de Praças Especiais, e a próxima divisão já é dentro do Corpo de Oficiais. À partir daí você terá novas responsabilidades e deveres. Tenha uma excelente carreira militar e conte conosco sempre que precisar.

Agora, (se você for um 1° SARGENTO e estiver em aula) retorne ao Habblet e diga para o seu professor que terminou de ler e está pronto para realizar o teste teórico. Se tiver quaisquer dúvidas, diga-as para o professor antes de começar o teste teórico. Boa sorte!
Sempre que esquecer de algo e quiser ler a apostila novamente, basta retornar nesse mesmo link!