Curso de Competência de Aspirante a Oficial


Olá, Aspirante a Oficial! Seja muito bem-vindo(a) ao último curso aplicado pelo Corpo de Oficiais da Guarda Tática Militar!

RESOLUÇÃO DE CASOS


Como oficial é comum que subalternos te procurem para denunciar algo e é importante você saber como resolver esses casos. Vale ressaltar que os documentos da Guarda Tática Militar existem para serem consultados, você não precisa decorá-los. Portanto, ao resolver um caso abra os documentos para que não haja erros em sua resolução. Esta apostila tem objetivo ajudar os casos em primeira instância.


COMO RESOLVER CASOS:

Segue um passo-a-passo de como resolver um caso:


1° - Saiba ambos lados da história.

Para entender completamente o caso, é necessário que você conheça os dois lados da história. Exemplo: A policial Ana está acusando o policial Marcos de abuso de poder. Você precisa que ela conte o lado dela e que ele conte o lado dele.


2° - Analise as provas/printscreens.

O que foi dito precisa ser provado. Ordene que enviem os printscreens em sua mensagem privada. Compare as provas com a história contada.


3° - Reconheça a intenção dos policiais envolvidos e se houve crime.

É necessário entender se aquele policial é novato ou experiente, se fez sem querer, se ele estava consciente do que estava fazendo, se fez já planejado, etc. Isto irá influenciar na gravidade da punição que ele levará. Ademais, é necessário entender se aquilo que foi denunciado é de fato um crime.


4° - Com base na história, provas e a intenção, consulte os documentos e aplique o conhecimento teórico.

Conforme já dito, não é sua obrigação decorar os documentos. Abra-os e leia em quê aquilo se qualifica. Consequentemente, lá terá as punições cabíveis.


5° - Explique aos envolvidos a razão do seu veredito e ensine as formas para que não comentam novamente.

Independentemente de ser experiente ou novato, o policial possui o direito de saber a razão que está sendo punido. Ademais, você como superior deve querer que seus subalternos evoluam, não cometam os mesmo erros. Em razão disto, explique de forma a deixar tudo entendido e que o tal não cometa novamente. Ao finalizar, explique que o policial possui o direito de apresentar recurso, seguindo as instâncias.



DIMINUINDO A SUBJETIVIDADE NA RESOLUÇÃO DE CASOS:

A maioria dos crimes possui punição gradativa. Isto faz com que abra interpretação ao caso. Ou seja, você pode resolver de um jeito e um outro policial de outro. Segue um passo-a-passo de como diminuir a subjetividade ao resolver um caso:


1° - Espaço do crime.

É importante analisar ONDE ocorreu aquele crime. Foi um quarto oficial da GTM? Foi quarto de alguma aliada? Quarto de outras polícias/organizações militares? Foi um quarto aleatório do Habblet?


2° - Tempo do crime.

É importante analisar QUANTO TEMPO ocorreu aquele crime. Quando ele começou? Quando terminou? Aquele crime durou mais de um dia, de semanas? Exemplo: A policial Maria está acusando o policial João de nepotismo. É preciso que haja provas desde o começo até o final, tendo em vista que o nepotismo não começa e termina no mesmo dia.


3° - Definição do crime.

Em termos judiciais, crime = tipicidade + ilicitude + culpabilidade.
Tipicidade -> Aquilo que está escrito na lei. Para haver crime, deve haver uma lei que diga que aquela ação é criminosa. Ou seja, não dá para punir algo que não esteja documentado.
Ilicitude -> Aquilo que é proibido. Aquela ação está documentada, porém está escrito que ela é proibida? Para que haja crime é necessário ser proibido.
Culpabilidade -> O quanto de culpa o policial teve no ocorrido. Foi algo sem querer? Teve pretensão de fazer? Foi para benefício próprio? Foi para prejudicar terceiros?


DÚVIDAS FREQUENTES:

1° - Como diferenciar conduta imprópria de desrespeito?

De um modo geral, o desrespeito é ligado diretamente a algo ou alguém. A conduta imprópria tem mais ligação com a postura, comportamento, valores. Exemplo: A policial Ana está cantando funk de apologia no batalhão. Ela não está ofendendo algo ou alguém, mas está tendo uma conduta que não condiz com a GTN.


2° - Um policial pode ser punida duas vezes pelo mesmo crime?

Não. O que pode ocorrer é dele cometer duas ou mais ações que maculem significativamente ou não, o que é considerado certo, sendo estas em benefício próprio ou em benefício/detrimento de outrem. Onde encaixaria como corrupção. Exemplo: A policial Ana ordena que o policial João vá a um recrutamento. Ele foge. Além de estar cometendo insubordinação (pois ela ordenou e ele não foi), ele está cometendo abandono de dever/negligência (por fugir do recrutamento). No entanto, ele não seria punido uma vez pela insubordinação e outra pelo abandono de dever/negligência.


3° - Qual a diferença de gradatividade e gravidade?

Gradatividade -> Tem a ver com a realização da mesma conduta, porém com maior intensidade. Sendo assim, passa de uma punição mais leve para uma mais grave.
Gravidade -> Tem a ver com o quanto o bem jurídico foi afetado. Exemplificando o bem jurídico da GTM: os policiais, as companhias, as subcompanhias. Quanto maior o dano, maior a punição.


4° - Quando devo aplicar a punição máxima?

Pergunte-se: Existe alguma situação parecida e que pode ser mais grave do que isso? Se houver, você não pode aplicar a punição máxima.
Existe alguma situação parecida e que pode ser mais leve que isso? Se houver, você não pode aplicar a punição mínima.


LIDERANÇA


A liderança é a capacidade de conseguir que as pessoas façam o que não querem fazer e gostem de o fazer.
As pessoas perguntam qual é a diferença entre um líder e um chefe. O líder trabalha a descoberto, o chefe trabalha encapotado. O líder lidera, o chefe guia.
Liderança é fazer o que é certo quando ninguém está olhando.


Como ser um bom líder?

Um verdadeiro líder sabe sempre quando se mostrar generoso com os seus subordinados. Não se é líder batendo na cabeça das pessoas, isso é ataque, não é liderança. Para ser um bom líder é preciso parar de mandar e fazer, ser líder é ação e não posição. Um líder faz, um líder não manda!
Como líder, você é o responsável pelo ambiente que existe em sua área de influência, e delegaram-lhe poder para cumprir com suas responsabilidades. Portanto, você tem o poder de determinar o comportamento de seus colaboradores. Lembre-se sempre que líder não é impor, é despertar nos outros a vontade de fazer. Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar.


O líder

O líder tem a função de unir os elementos do grupo, para que juntos possam alcançar os objetivos do grupo. A liderança está relacionada com a motivação, porque um líder eficaz sabe como motivar os elementos do seu grupo ou equipe.
Dentre as características fundamentais de um líder e as habilidades necessárias para exercer uma boa liderança estão: carisma, paciência, respeito, disciplina e, principalmente, a capacidade de influenciar positivamente o seu grupo ou equipe.


Carisma: Para exercer bem este quesito, deve ser alegre, otimista e “boa gente” frente aqueles que lhe seguem, de forma a brincar quando oportuno, não ser “durão” todo o tempo, e principalmente, elogiar quando se faz bem, e conversar quando errar, ajudando a buscar formas de melhorar.


Paciência: Sempre que algo sair do planejado, brigas ocorrerem, ou algo similar, é fundamental manter a calma, deixar a “poeira abaixar”, esperar as emoções abaixarem, para resolver de acordo com a razão. Além disso, não ter pressa de as coisas serem feitas imediatamente no tempo proposto, mas incentivá-los a cumprir no tempo subordinado. Ás vezes, as coisas saem em tempos diferentes daquele que planejamos.


Respeito: É importantíssimo ter respeito, para que assim o grupo siga sua voz, mas é mais importante ainda saber respeitar, com isso, ouvir opiniões, questionamentos e conselhos. Isso o tornará um líder mais responsável, contudo levantando a sua moral e respeito, e não medo. O respeito é fundamental para que o grupo continue de pé.


Disciplina: O líder, como figura exemplar de um grupo, deve agir como tal. Mas lembre-se ninguém é perfeito, até mesmo o líder erra, a melhor equipe e melhor grupo é aquele que se aprende um com o outro. Como diz Bill Gates "toda empresa precisa ter gente que erra, que não tem medo de errar e que aprende com o erro".


Capacidade de influência ou respeito: Talvez a função mais importante de um líder, seja influenciar sua equipe ou seu grupo. Com isso, o grupo se mantém unido, e prospera como um todo. Um líder só conquista essa capacidade quando ele ganha o seu respeito perante o grupo, um líder respeitado não é um líder temido, respeito é superior ao medo.


Tipos de um líder

Conhecer melhor alguns modelos de liderança também ajuda a compreender um pouco mais a arte de liderar.


Exigente: Observa todos os detalhes e não deixa nenhum deslize passar despercebido. Entende que para algo dar certo, “todos os buracos têm que estar tapados” e não há o menor espaço para pequenos erros. Muito crítico, observador e perfeccionista, esse líder acredita que a excelência é o caminho para a obtenção do sucesso.


Autocrático: Não promove a participação efetiva da equipe nos projetos, toma sozinho todas as decisões necessárias e costuma oprimir seus subordinados, enxergando neles concorrentes, e não, colaboradores. Ele sempre conduz os processos com muita energia e vigor, mas, como não valoriza as competências, os conhecimentos e os resultados dos subordinados, acaba criando um ambiente de trabalho no qual os profissionais são cobrados excessivamente. Isso causa certo desconforto e limita a performance do grupo. É mais conhecido como um chefe do que um líder.


Liberal: Dá aos colaboradores liberdade para exercerem suas funções sem interferências diretas. Os próprios profissionais ficam responsáveis por gerenciar os resultados de seu trabalho. É uma forma de demonstrar confiança na capacidade dos colaboradores e de dar a eles mais autonomia. No entanto, o líder liberal precisa estar atento para que os colaboradores não fiquem sem condução nem cometam erros graves e prejudiquem o desempenho do grupo ou da equipe.


Visionário: Tem senso de oportunidade e um otimismo latente. Capaz de antecipar tendências, é empreendedor e tem disposição para correr riscos. Essa capacidade de prever as reações do mercado está sempre amparada em pesquisas e análises de comportamento das pessoas sobre produtos ou serviços. Esse tipo de liderança reconhece a importância dos colaboradores para a obtenção de bons resultados e busca motivá-los constantemente.


Democrático: Permite que todos os liderados participem das decisões importantes do grupo e acredita ideias, críticas e sugestões são importantes para aperfeiçoamento dos projetos, da equipe e da organização como um todo. Essa abertura de espaço para diálogos, a comunicação efetiva e os feedbacks constantes facilitam a solução de problemas internos e garantem os bons resultados dessa liderança. De todo modo, o líder democrático precisa ter inteligência para encontrar o equilíbrio e não perder o controle, o foco e a objetividade.


Respeitado: Sabe delegar com assertividade, uma vez que identifica as capacidades individuais de cada um de seus liderados e as utiliza para potencializar seus resultados. Ele apresenta desafios e novidades motivadoras, que criam um ambiente colaborativo e empreendedor, favorável à evolução profissional e ao alcance das metas da empresa. Esse tipo de liderança estimula as competências, conduz projetos em parceria, leva em conta as opiniões dos colaboradores e os motiva a confiarem no trabalho desenvolvido.



Como você pode observar, existem diversas teorias e modelos de liderança, além de diferentes perfis de líder. E, quando se analisa todos esses conceitos, chega-se a conclusão de que um bom líder sabe ser carismático e íntegro, ouvir e motivar os outros, compartilhar experiências e tomar decisões. Ele conquista o respeito dos liderados por seus exemplos e é dono de virtudes distintas que o ajudam a encarar desafios de forma otimista e criativa. É justamente esse tipo de líder, capaz de ensinar, delegar, acompanhar, inspirar e mobilizar os colaboradores que as polícias e empresas procuram.


Quer ser um bom líder? Se inspire em ser um líder respeitado e aprimore a sua capacidade de liderança!
Lembre-se sempre, um líder não manda um líder faz!

SER OFICIAL


A ATITUDE DE UM OFICIAL

Um militar de atitude já tem um nível na frente de seus companheiros de farda. Os militares que tomam atitudes dentro de um quarto oficial da GTM está demonstrando garra e vontade de demonstrar o seu trabalho para a instituição. Muitos acham que um militar que se oferece para realizar alguma atividade está querendo se amostrar, e pior que o mesmo tem certeza, porém o mesmo está fazendo isso para o bem da polícia e deseja fazer seu nome e ser reconhecido pelos seus subordinados. Antes se amostrar tendo atitude e demonstrando um bom trabalho a ficar sem fazer nada no batalhão e ficar na sala de estado esperando receber ordens.

Um militar que não recebe ordens e busca elas demonstra interesse e os superiores adoram isso. Então, aspirante a oficial, trate de tomar atitudes dentro de qualquer quarto oficial da GTM, assim você conquista o respeito dos praças e dos oficiais. Irei citar alguns exemplos de atos que pode ser feito, veja:


1) Você está na sala de estado e está vendo que as cabines da recepção está sem civis. Facilite o trabalho do comandante do batalhão e peça para recrutar, assim você conquista o respeito do militar que está comandando o batalhão e dos recepcionistas que desejam demonstrar trabalho.


2) Há inúmeros soldados na sala de estado e a recepção está lotada. Aplique alguma atividade aos soldados, ensine o que você sabe aos mesmos, os soldados são os futuros oficiais da GTM. Nada de ficar parado!


3) Está vendo um aspirante a oficia na sala de estado por um bom tempo e o mesmo nem se quer elogiou um soldado que está bem na recepção. Vá até o mesmo e ordene que promova os destaques da recepção ou passe seus conhecimentos aos sargentos e subtenentes para que os mesmos ensinem aos soldados e cabos.


4) Você está vendo que algum subordinado está dando o seu máximo na instituição e ninguém o gratifica. Vá e gratifique o mesmo, seja com um elogio, medalhas positivas ou até mesmo uma promoção. É de extrema importância dar um gás ao militar que está dando o seu sangue pela GTM.


5) Está rolando algum tipo de briga no batalhão, você como superior resolva o caso e não deixe que abranja intrigas dentro do local de trabalho. Caso você seja um inferior, fale com um superior para resolver esse caso.


SENSO DE HIERARQUIA

A hierarquia é um dos pilares mais importante da GTM, com ela podemos organizar as funções de cada patente, prezando pela organização de funções e melhorando a qualidade de cada patente. É necessário ter um olhar um pouco mais conservador para que o senso seja realizado com excelência. Cada militar deve saber em que posição está na GTM, assim poderá cumprir com suas obrigações e responsabilidades com êxito. "Como assim função de cada militar na hierarquia?" Será mostrado alguns exemplos, veja:

Um coronel apresenta um conhecimento mais complexo que um capitão, logo esse coronel ficará responsável pelos capitães da GTM. Os coronéis deverão analisar os capitães em todos os aspectos, tais como: avaliação de competência, gratificá-los, rebaixar os que não estão capacitados, ensinar e observar os destaques. O coronel também deve auxiliar o capitão para que o mesmo saiba treinar o tenente e assim por diante. Seguindo esta lógica, a qualidade do oficialato seria muito melhor, onde os marechais ficaram responsáveis pelos generais, generais pelos coronéis e assim por diante.


RIGIDEZ

Um excelente oficial precisa apresentar a rigidez dentro da instituição. Ser rígido não é pagar de carrasco e ficar apenas xingando e ficar dando ordens. Um militar rígido é aquele que está sempre com seus subordinados e cobrando ao máximo, sabendo o limite de seu subalterno e cobrando até o limite. Quando um militar é rígido, ele demonstra que deseja a excelência de um certo policial e é de extrema importância que todos os oficiais tenham essa característica. Podemos dizer que um rígido é um intolerante quando se trata a erros bobos cometidos pelos inferiores e o mesmo faz questão de corrigir para que não aconteça novamente. Irei citar alguns atos que o militar pode demonstrar sua rigidez, veja:


1) O coronel está pedindo explicações sobre os documentos da GTM e o capitão não está indo bem. O coronel pede para que o militar realize um relatório sobre o documento para que melhore os seus conhecimentos.


2) Um subtenente dormiu na sala de estado e o aspirante a oficial aplica uma advertência verbal ao subtenente pelo seu erro bobo cometido dentro do batalhão.


3) Um general pede um relatório ao coronel sobre tal policial e não fica bem elaborado. O general pede para que o militar refaça apontando o que faltou no relatório para que ficasse no padrão.


AUXÍLIO AOS SUBORDINADOS

Devemos ter em mente que um grande militar nunca ficará na instituição eternamente, um dia o militar terá que se dispensar. Portanto, é bom que você como um oficial, deixe seus conhecimentos aos futuros oficiais da GTM, ensine aos seus subordinados todos os seus conhecimentos. Aplique resoluções de casos, dê dicas para melhorar em tal aspecto, aponte seus pontos negativos e apresente soluções e esteja sempre no pé do mesmo para que aprenda e também passe ao subordinado do mesmo. Basicamente é um ciclo, onde um oficial mais antigo passa seus conhecimentos ao militar não tão novato e o mesmo passa ao novato. Um grande oficial se preocupa também com o futuro da instituição, então é necessário dar uma ajuda aos militares mais novos da GTM.


✓ Óbvio que um cabo pode ter mais conhecimento que um aspirante pelo fato de já ter sido da polícia antes, mas isso não justifica que o aspirante não tenha capacidade de ensinar algo;

✓ Se você é um militar e já conhece o que já está sendo dito pelo seu superior, peça para o mesmo passar resoluções para que você aprimore;

✓ A hierarquia sempre prevalecerá, então é de extrema importância que seja tolerante e respeito o que está sendo dito pelo superio.


O OFICIALATO

Antes de tudo, ressalta-se o que envolve o oficialato: militares que devem ser altamente capacitados e dotados de características predominantemente exemplar, onde querem seu máximo e a cobrança é intensa. A lógica do oficialato é, em suma, trazer perseverança aos demais abaixo da hierarquia, fazendo um corpo, como um todo, funcionar plenamente, trabalhando e corrigindo os erros. Para isso, há uma organização dentre todas as patentes do oficialato: oficiais subalternos (2° tenente e 1° tenente), oficiais intermediários (capitão), oficiais superiores (major, tenente-coronel e coronel) e oficiais generais (general e marechal); organizando também as classes hierárquicas. Com tal organização, trabalha-se para que os inadimplentes não permaneçam em tal corpo e os responsáveis aprimorem hierarquicamente os problemas.

Face ao exposto, entende-se por final que sempre haverá dificuldades, não só para os oficiais em primeira via, mas para aqueles que estão em progresso, pois, apesar de militares aptos, os deveres ficam cada vez maiores e, com isso, dificuldades em lidar, que devem ser expostas.


DEVERES DO OFICIALATO

É importante afirmar que todos os oficiais tem deveres que deve levar consigo em qualquer lugar e situação. Será citado aqui alguns deles que são essenciais para o desenvolvimento no Oficialato: Antes de tudo o Oficial deve ter Rigidez, saber lidar com diversos tipos de situações diárias que lhe é apresentado e ser rígido em suas atitudes e palavras, outro ponto que é indispensável é ter Pulso firme e saber usa-lo de forma sábia sem exageros. Outro dever que todo oficial deve portar é Postura, conseguir resolver casos com facilidade, paciência e imparcialidade, ter um bom rendimento na Companhia e Sub Companhia que é membro, ter em seus objetivos auxiliar os seus subalternos e está disposto a ajuda-los sempre que for necessário. Fazer a diferença diante tantos outros Oficiais e não se deixar levar por opiniões alheias, focando sempre em sua essência. Todos citados são deveres de um Oficial exemplar, leve contigo isso para sua carreira, aprimorando pontos que achar importante.

Postura;

Imposição, Pulso firme e Rigidez;

Organização do tempo e saber lidar com problemas;

Formação de praças;

Atitude;

Imparcialidade.


POSTURA DE LÍDER E PULSO FIRME

Lembre-se que um excelente líder é aquele que consegue organizar e chegar ao êxito o que pede aos subordinados. Um bom líder é ATIVO, não é PASSIVO e fica esperando tudo acontecer naturalmente. Geralmente os melhores líderes são aqueles que estão sempre ordenando de forma consciente e sem medo do que está fazendo. Saber administrar uma tropa é necessário que tenha pulso firme. Pulso firme é não ter medo em suas atitudes e passar aos subordinados que você sabe que a melhor solução em certo momento é o que está pedindo. Então é de extrema importância que você seja inteligente e seja presente com sua tropa. Irei diferenciar dois oficiais da guarda que estão comandando o batalhão, veja:


1) O primeiro comandante do batalhão é aquele que não quer ninguém em pé e quando alguém fica em pé sem motivos o mesmo bota pressão para que o mesmo sente-se, caso o policial não obedeça em determinado tempo, o militar expulsa o indivíduo do quarto. Este comandante do batalhão preza pela organização do batalhão para um bom funcionamento. O militar também sempre está ligado na lotação do batalhão e sempre está pedindo para que realizem atividades.

O comandante do batalhão citado demonstra pulso firme, onde não tem medo de seus atos e está presente com a tropa, sabendo qual a melhor solução para o momento presente.


2) O segundo comandante do batalhão não costuma avisar que não deseja militares andando sem motivos e quando isso acontece apenas ameaça de fazer tal ação, o mesmo é muito tolerante e acaba virando uma zona. Sem contar que o mesmo pede para aplicar atividades nos momentos errados e nunca está motivando sua tropa, demonstrando confiança e segurança.

O comandante do batalhão em questão é medroso, tem medo de seus procedimentos e não apresenta pulso firme. Um militar sem pulso firme não consegue liderar uma tropa, muito menos comandar um batalhão lotado.


Portanto, é de extrema importância que você tenha total certeza do que está fazendo para comandar uma tropa. Há uma diferença entre "ego inflado" e um militar que sabe o que fazer nas horas certas. Um militar com "ego inflado" não pensa duas vezes antes de realizar a ação, realiza pois acha que sabe de tudo e acaba colando a tropa em risco. É necessário humildade para que seja um bom líder, escutando sempre seus seguidores


PLANEJAMENTO DE CARREIRA


GESTÃO DE TEMPO

Para entender de fato o que é gestão do tempo, podemos apresentar uma definição simples: é a gestão de tarefas que tornam os esforços de cada pessoa cada vez mais eficazes, com a ideia central de fazer o melhor trabalho em menos tempo. Pergunte a si mesmo: qual atividade é mais importante e quanto tempo deve ser alocado para ela? Se não tem essa resposta clara, então precisa começar a fazer agora a gestão do tempo. Saber qual tarefa deve ser feita mais cedo e o que pode ser feito um pouco mais tarde é o primeiro passo para trabalhar a gestão de seu tempo.

A gestão do tempo não tem um conceito difícil de entender, mas pode se mostrar bem mais difícil de fazer na prática. Ela requer que cada um invista seus esforços para priorizar e se organizar. Mas, uma vez iniciada, você descobrirá que com pequenos ajustes o seu dia passa a ser mais organizado, otimizando o tempo para tudo o que precisa fazer.


QUAL A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE TEMPO?

Peter Drucker escreveu: "O tempo é o recurso mais escasso e, a menos que seja gerenciado, nada mais pode ser gerenciado."


Isso significa que a gestão do tempo deve ser sempre o primeiro passo para conseguir realizar tudo que nos propomos a fazer para alcançar nossos objetivos. Por isso ela se torna uma importante estratégia de carreira que precisa ser aplicada em nossa organização policial com cada vez mais militares, oferecendo mais produtividade e desempenho em diversos aspectos.


Na prática, essa ação de adotar a gestão do tempo na carreira traz uma série de benefícios, como, por exemplo:


➺ Torna cada pessoa pontual e disciplinada com suas tarefas;

➺ Começa a gerar resultados efetivos;

➺ Traz confiança para o dia a dia de trabalho;

➺ Conseguem alcançar suas metas mais rápido e com consistência;

➺ Aumenta o nível de produtividade.


Bem, agora que você já sabe a real definição da gestão de tempo e sua importância para uma carreira, vamos aprender como fazer na prática. Veja abaixo a série de 6 dicas que vão te ajudar a ter implementada a gestão do seu tempo.


1. Faça o planejamento

Planeje seu dia com bastante antecedência. Prepare uma lista de tarefas anotando as atividades importantes que precisam ser feitas em um único dia em relação ao tempo que deve ser alocado para cada atividade.
A tarefa de alta prioridade deve estar no topo, seguido daquelas que não precisam de muita importância no momento. Você pode adotar ainda um pequeno checklist com as regras que planejar, como, por exemplo:


➺ Conclua as tarefas pendentes uma por uma;

➺ Não comece a fazer uma tarefa a menos que você tenha terminado sua tarefa anterior;

➺ Assinale as atividades que você já concluiu;

➺ Certifique-se de concluir as tarefas dentro do prazo estipulado.


2. Defina metas e objetivos

Trace metas e objetivos em sua carreira, ou será semelhante a uma situação em que o capitão do navio perde o seu caminho no mar, ou seja, você estaria completamente perdido. Portanto, defina metas e objetivos e tenha comprometimento de que elas sejam realistas, desafiadoras e possíveis de se realizar.


3. Defina prazos

Defina prazos para si mesmo e se esforce para concluir as tarefas antes dos prazos. Não espere que seus superiores façam essa parte. A pessoa que pode definir melhor os prazos é você mesmo. Não defina prazos que você não pode cumprir ou isso acabará te atrapalhando.


4. Priorize tarefas

Tarefas que são mais importantes devem ser feitas antes, não as deixe para cumprir em cima da hora, ou você poderá acabar se esquecendo ou não dando tempo de realizá-las.


Agora, (se você for um ASPIRANTE A OFICIAL e estiver em aula) retorne ao Habblet e diga para o oficial que terminou de ler e está pronto para realizar o teste teórico. Se tiver quaisquer dúvidas, diga-as para o oficial antes de começar o teste teórico. Boa sorte!
Sempre que esquecer de algo e quiser ler a apostila novamente, basta retornar nesse mesmo link!